47% dos Brasileiros Rejeitam a Volta do Horário de Verão

Um levantamento recente do Datafolha, divulgado em 14 de outubro de 2024, revelou que 47% dos brasileiros são contra a volta do horário de verão, enquanto outros 47% se mostraram…
IMG BLOG (1)
Compartilhar
  • Tempo de leitura:1min

Um levantamento recente do Datafolha, divulgado em 14 de outubro de 2024, revelou que 47% dos brasileiros são contra a volta do horário de verão, enquanto outros 47% se mostraram favoráveis, e 6% afirmaram ser indiferentes. A rejeição à medida aumentou nos últimos anos, refletindo um cenário de maior divisão em relação à política que foi abolida em 2019 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

A pesquisa, realizada entre 7 e 8 de outubro, contou com 2.029 entrevistados de 113 municípios brasileiros e tem uma margem de erro de 2 pontos percentuais. Em comparação, em 2017, 58% da população era a favor do horário de verão, com apenas 35% contra. Já em 2021, o apoio caiu para 55%, enquanto a rejeição subiu para 38%.

O governo federal está avaliando a possível retomada da medida, com uma decisão prevista para ser anunciada no dia 15 de outubro de 2024, conforme o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. O ministro destacou que o principal benefício do horário de verão seria a redução do consumo de energia durante o horário de pico, o que poderia resultar em uma economia de até R$ 400 milhões.

Silveira também afirmou que o país enfrenta a pior seca dos últimos 94 anos, o que torna qualquer opção, incluindo a volta do horário de verão, uma possibilidade a ser considerada seriamente.

Picture of Lucas Sales

Lucas Sales

Fundador e Redator do InovaNews

Compartilhe nas redes:

Siga o Canal do INV no WhatsApp

Inscreva-se agora mesmo e fique por dentro do que acontece no mundo!

Resumo diário sobre tecnologia, negócios, mercado financeiro e muito mais diretamente no seu e-mail…

Indicados para você

Inscreva-se agora mesmo e fique por dentro do que acontece no mundo!

Resumo diário no seu e-mail sobre tecnologia, negócios, mercado financeiro e muito mais…