- Tempo de leitura:1min
Parece que as empresas brasileiras tiveram um ano difícil em 2022, segundo a pesquisa Panorama de Vendas. O estudo, realizado pela RD Station com apoio da TOTVS e Tallos, ouviu 1,7 mil empresas de diferentes setores e portes.
Os resultados mostram que bater metas de vendas foi uma verdadeira batalha para muitas delas, principalmente as B2C, que vendem diretamente para o cliente final.
Cerca de 73% delas não conseguiram alcançar suas metas. Já as empresas B2B, que vendem para outras empresas, tiveram um desempenho um pouco melhor, mas ainda assim, 60% não atingiram seus objetivos.
As próprias empresas apontaram alguns motivos para essa dificuldade, como o cenário político e econômico turbulento, tanto no Brasil quanto no mundo. A pandemia de Covid-19, eleições, guerra na Ucrânia e a movimentação pela Copa do Mundo também foram citados como fatores externos que afetaram as vendas.
Mas não é só isso! A pesquisa também mostrou que ter processos claros e bem definidos é essencial para um bom desempenho nas vendas, mas muitas empresas ainda estão longe de alcançar esse objetivo.
Apenas 34% das empresas disseram ter um processo “previsível, escalável e sustentável” de vendas, e 29% não têm uma frequência de acompanhamento de resultados definida.
Enfim, é hora de colocar a casa em ordem e traçar novas estratégias para 2023, afinal, quem sabe faz a hora e não espera acontecer, não é mesmo?