- Tempo de leitura:2min
O aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, reabrirá para operações a partir de 21 de outubro, inicialmente com 70% da sua capacidade. As vendas de passagens para a capital do Rio Grande do Sul começam nesta sexta-feira (9). A expectativa é que o aeroporto retome sua operação plena, com 100% da capacidade, a partir de 16 de dezembro.
O aeroporto foi fechado temporariamente em abril de 2024 devido às fortes chuvas que alagaram a pista de pousos e decolagens, permanecendo submersa por 23 dias. Desde então, o governo federal e a Fraport, concessionária responsável pelo terminal, têm trabalhado na recuperação das instalações.
A retomada será feita em três fases: a primeira, de limpeza e avaliação dos danos, já foi concluída. A segunda fase, prevista para terminar em outubro, incluirá a recuperação das áreas essenciais para pousos e decolagens. Nessa fase, será restaurada uma extensão de 1,3 mil metros da pista e áreas adjacentes.
A terceira fase começará em outubro e focará na recuperação das áreas restantes da pista, sem interferir nas operações atuais. Esta etapa incluirá a fresagem e o recapeamento do pavimento, com o objetivo de garantir que o aeroporto possa operar em sua capacidade total até dezembro.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que, com a autorização para a venda de passagens, a operação inicial de 128 voos diários (pousos e decolagens) ajudará a acelerar a recuperação econômica do estado. O aeroporto irá operar das 8h às 22h e contará com mais de 900 voos semanais, totalizando mais de 3 mil voos por mês.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) será responsável pela distribuição dos horários de voo entre as companhias aéreas. As obras incluem a recuperação da pista de pouso, taxiways e pátio, com a conclusão esperada para dezembro, garantindo o pleno funcionamento do aeroporto.