- Tempo de leitura:1min
A Fraport, empresa que administra o Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre, informou hoje que a reabertura das pistas para operações normais só deve acontecer em dezembro deste ano. A previsão se baseia na avaliação dos danos causados pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no final de maio, que ainda está em andamento.
Equipes técnicas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), executivos da Fraport, o deputado estadual Frederico Antunes (PP-RS) e o ministro extraordinário da Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, visitaram o aeroporto nesta segunda-feira (3) para acompanhar a situação.
De acordo com a Fraport, a limpeza da pista de pousos e decolagens já foi iniciada e, em 45 dias, a empresa espera ter um diagnóstico mais preciso dos danos e das obras necessárias para a reconstrução. A empresa ainda não divulgou o valor total dos prejuízos, mas afirma que já está em contato com as seguradoras para avaliar o cenário.
Voos redirecionados para base aérea de Canoas
Desde o dia 6 de maio, quando o aeroporto foi fechado por causa dos alagamentos, os voos comerciais estão sendo direcionados para a base aérea militar de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. A Fraport informa que o número de voos semanais para Canoas será ampliado para 70 a partir de 10 de junho, o dobro da frequência atual.
Previsão para o futuro
Apesar da previsão de reabertura apenas em dezembro, a Fraport se mostra otimista e afirma que está trabalhando junto ao governo federal para agilizar a retomada das operações no aeroporto. A empresa espera que, se os danos forem menores do que o previsto inicialmente, o aeroporto possa estar disponível para o final do ano.