- Tempo de leitura:1min
Nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, ficará fechado devido à cúpula do G20, que reunirá líderes das principais economias mundiais. A decisão foi anunciada pelo Ministério de Portos e Aeroportos e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) após solicitação da prefeitura do Rio, visando garantir a segurança durante o evento.
Voos redirecionados para o Galeão
As operações programadas para o Santos Dumont serão transferidas para o Aeroporto Internacional do Galeão. O RIOgaleão já se prepara para receber mais de 341 mil passageiros e 2.534 voos entre 14 e 20 de novembro, um aumento significativo comparado a 2023. A concessionária do aeroporto reforçou suas equipes de manutenção, limpeza e transporte para atender à demanda.
Direitos dos passageiros
A Anac enfatiza que as companhias aéreas devem informar os passageiros sobre alterações de voos com pelo menos 72 horas de antecedência. Caso ocorram cancelamentos ou falhas de comunicação, os passageiros poderão ser reacomodados, reembolsados ou escolher outra modalidade de transporte, conforme a Resolução nº 400/2016.
G20 no Rio de Janeiro
Entre os dias 14 e 19 de novembro, o Rio sediará eventos do G20, incluindo o Urban 20 (U20), G20 Social e a Cúpula dos Líderes do G20. Espera-se que 55 delegações de 40 países e 15 organismos internacionais participem do evento principal, que ocorrerá no Museu de Arte Moderna (MAM).