Alexandre de Moraes acumula 23 pedidos de impeachment no Senado

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é atualmente o principal alvo de pedidos de impeachment no Senado, somando 23 dos 59 requerimentos em tramitação.…
Alexandre-de-Moraes-TSE-848x477
Compartilhar
  • Tempo de leitura:1min

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é atualmente o principal alvo de pedidos de impeachment no Senado, somando 23 dos 59 requerimentos em tramitação. O número tende a aumentar, já que congressistas da oposição ao governo Lula planejam apresentar novos pedidos relacionados a investigações sobre bolsonaristas conduzidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde Moraes também atua.

Até o momento, nenhum dos pedidos foi protocolado oficialmente, e cabe ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, decidir se dará continuidade a esses processos, embora ele não tenha obrigação nem prazo para isso. Além de Moraes, outros ministros do STF, como Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia, também acumulam pedidos de impeachment, mas em menor número.

A crise entre o Congresso e o STF atingiu seu ponto mais crítico após revelações sobre métodos de investigação utilizados por Moraes e decisões de Flávio Dino, ministro da Justiça, que limitaram o uso de emendas parlamentares. Em resposta, lideranças no Congresso retomaram discussões sobre propostas que limitam decisões monocráticas do STF e permitem que o Congresso anule decisões da Corte.

O processo de impeachment de um ministro do STF segue rito semelhante ao de um presidente da República, mas com algumas diferenças. No caso dos ministros, o pedido é analisado pelo presidente do Senado. Embora a situação seja inédita no Brasil, a lei que regulamenta o impeachment de ministros foi criada em 1950, estabelecendo cinco hipóteses para a destituição de um magistrado. Caso o processo seja aceito, ele segue para análise de uma comissão especial e, posteriormente, para julgamento pelo plenário do Senado.

Picture of Redação InovaNews

Redação InovaNews

Equipe de jornalismo InovaNews

Compartilhe nas redes:

Siga o Canal do INV no WhatsApp

Inscreva-se agora mesmo e fique por dentro do que acontece no mundo!

Resumo diário sobre tecnologia, negócios, mercado financeiro e muito mais diretamente no seu e-mail…

Indicados para você

Inscreva-se agora mesmo e fique por dentro do que acontece no mundo!

Resumo diário no seu e-mail sobre tecnologia, negócios, mercado financeiro e muito mais…