- Tempo de leitura:1min
Belo Horizonte foi reconhecida como a melhor capital da região Sudeste para empreendedores, de acordo com o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), estudo realizado pelo Ministério da Economia. A avaliação coloca a capital mineira em destaque no ambiente de negócios entre os municípios brasileiros, com um desempenho superior à média nacional.
O estudo, que analisou 119 cidades brasileiras, mediu a capacidade empreendedora dos municípios através de nove quesitos, incluindo “Construindo no Município”, onde Belo Horizonte obteve a melhor nota em relação às exigências de licenciamento de obras e reformas. No ranking geral, BH alcançou o segundo lugar com uma pontuação de 618,6, bem acima da média nacional de 473,9.
Entre as capitais do Sudeste, a cidade mineira lidera com folga, à frente de São Paulo (532,6), Vitória (510,8) e Rio de Janeiro (466,2). O índice ICM considera aspectos como infraestrutura, regulação urbanística, segurança jurídica e liberdade econômica, fatores que impulsionam o ambiente de negócios local. O levantamento utilizou dados coletados ao longo de 2022.