- Tempo de leitura:1min
A montadora chinesa BYD anunciou no último domingo (29) o recall de aproximadamente 97 mil veículos elétricos devido a uma falha na unidade de controle de direção, que apresenta risco de incêndio. Os modelos afetados são o Dolphin e o Yuan Plus, fabricados na China entre novembro de 2022 e dezembro de 2023, conforme a Administração Estatal de Regulamentação de Mercado (SAMR).
A BYD esclareceu que o recall se restringe aos veículos vendidos na China e não afeta o mercado brasileiro. “A fabricação para exportação é diferente, portanto, não há relação com os modelos vendidos no Brasil”, afirmou a empresa em um comunicado enviado à CNN.
Os modelos Dolphin e Yuan Plus foram os mais vendidos da BYD em 2023, representando 26% dos três milhões de veículos comercializados no ano, de acordo com a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis. Embora a BYD raramente realize recalls de seus veículos elétricos, o incidente lembra um caso de 2022, quando a empresa retirou de circulação um pequeno lote do modelo híbrido plug-in Tang devido a falhas na bateria.