- Tempo de leitura:1min
Uma nova pesquisa da consultoria empresarial McKinsey & Co. revelou que 46% dos donos de veículos elétricos (EVs) nos EUA planejam retornar a automóveis a combustão em sua próxima compra. O estudo, que contou com a participação de mais de 30.000 pessoas em 15 países, representa mais de 80% do volume de vendas globais de veículos.
Desencanto Global com EVs
Em escala global, cerca de 29% dos proprietários de EVs afirmaram que optarão por veículos a combustão na próxima compra. Além disso, 21% dos participantes rejeitam totalmente a ideia de adquirir um veículo elétrico.
Infraestrutura de Carregamento: O Maior Obstáculo
O principal fator apontado para essa rejeição é a precária infraestrutura pública de carregamento. A lentidão na implementação do programa de infraestrutura de EVs nos EUA, liderado pelo departamento de energia, tem prejudicado muitos proprietários. Globalmente, apenas 9% dos participantes estão satisfeitos com a expansão da rede de carregamento em seu país ou região.
Expectativas em Autonomia
Outro dado relevante é o aumento na expectativa de autonomia mínima entre os consumidores, que cresceu de 435 km para 469 km.
Perspectivas Futuras
Apesar da insatisfação dos atuais proprietários de EVs, 38% dos proprietários de carros a combustão consideram a compra de um híbrido ou elétrico, representando um aumento de 1% em comparação a dois anos atrás.
A pesquisa da McKinsey & Co. destaca a necessidade urgente de melhorias na infraestrutura de carregamento para sustentar o crescimento do mercado de veículos elétricos e atender às expectativas dos consumidores.