- Tempo de leitura:1min
Uma pesquisa realizada pelo PoderData entre 27 e 29 de julho de 2024 revela que apenas 26% dos brasileiros confiam totalmente no trabalho da Polícia Militar de seu estado. A pesquisa, que envolveu 2.500 entrevistas em 202 municípios, mostra que 38% dos entrevistados têm uma confiança “mais ou menos” na polícia, enquanto 27% afirmam confiar “pouco”.
A confiança na Polícia Militar varia de acordo com o perfil dos entrevistados. Homens, jovens entre 16 e 24 anos, pessoas com ensino fundamental completo e aqueles com renda de 2 a 5 salários mínimos apresentam níveis mais altos de confiança, com percentuais chegando a 32% e 35%. Por outro lado, mulheres, pessoas com 60 anos ou mais e moradores das regiões Sul e Nordeste tendem a confiar menos, com taxas de desconfiança mais altas.
A pesquisa também revela uma correlação entre a confiança na Polícia Militar e a orientação política dos entrevistados. Aqueles que declararam ter votado no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022 demonstram maior confiança na polícia, com 33% de aprovação, comparado a 22% entre os eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O estudo, conduzido com uma margem de erro de 2 pontos percentuais e um intervalo de confiança de 95%, destaca a complexidade da percepção pública em relação ao trabalho das forças de segurança estaduais.