- Tempo de leitura:1min
O Conselho de Administração da Petrobras deverá confirmar a indicação de Magda Chambriard, 66 anos, para a presidência da estatal na próxima sexta-feira (24). A engenheira e ex-presidente da ANP (Agência Nacional de Petróleo e Gás Natural) foi indicada pelo presidente Lula (PT) e assumirá o cargo imediatamente após a aprovação, sem necessidade de assembleia de acionistas.
A análise do currículo e da integridade de Chambriard está em ritmo acelerado dentro da Petrobras, com expectativa de conclusão em 8 dias, antecipando o prazo máximo de 15 dias. A aprovação no Conselho é dada como certa, já que o governo possui maioria no colegiado.
Antes da votação, Chambriard deverá se reunir novamente com Lula para discutir os nomes que pretende indicar para a cúpula da Petrobras, incluindo o cargo de diretor financeiro, vago desde a saída de Sérgio Caetano Leite.
O Planalto espera que a nova presidente, após um breve período de avaliação, inicie uma série de anúncios para agilizar projetos estratégicos para o governo, como a retomada de fábricas de fertilizantes, a conclusão do gasoduto Rota 3 e da refinaria do Polo GasLub.
Chambriard, alinhada com o governo na defesa da ampliação do parque de refino da Petrobras, já se comprometeu a acelerar os investimentos, respondendo à insatisfação com a demora na execução dos projetos sob o comando anterior.
Com a aprovação do Conselho, a ex-presidente da ANP se tornará a 12ª presidente da Petrobras desde 2003, evidenciando a alta rotatividade no cargo, com média de menos de 2 anos de mandato.