- Tempo de leitura:1min
As empresas brasileiras estão buscando crédito com mais intensidade. Em abril deste ano, a demanda por crédito empresarial registrou um aumento de 15,1% em comparação com o mesmo período de 2023, segundo dados do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian. O crescimento foi impulsionado principalmente pelas micro e pequenas empresas, que apresentaram alta de 15,3% na procura por empréstimos. Já entre as empresas de grande porte, o aumento foi de 9,6%, enquanto para as médias, o crescimento foi de 9,2%.
O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, destaca o papel do programa Desenrola Pequeno Negócio, lançado pelo governo federal em abril, como um dos fatores que contribuíram para o aumento da demanda. O programa oferece condições especiais de renegociação de dívidas para empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões. “As micro e pequenas empresas, que foram as mais impactadas pela pandemia, se sentiram mais confiantes com o cenário após o anúncio do Desenrola Pequenos Negócios, o que as levou a buscar crédito para investir e retomar o crescimento”, explica Rabi.
Desempenho por Setor e Região
A análise por setor revela que a demanda por crédito no setor primário, financeiro e terceiro setor teve alta de 38,6%, enquanto no setor de serviços a alta foi de 19,6%. Já na indústria, o crescimento foi de 12,8% e no comércio, de 9,2%.
Por região, 26 estados brasileiros apresentaram aumento na demanda por crédito, com destaque para o Rio Grande do Sul (25,6%), Sergipe (20,3%) e São Paulo (20%). O único estado que registrou queda na demanda foi o Distrito Federal (-36,2%).