E-commerce em Expansão Pode Ocasionar Fechamento de 45 Mil Lojas Físicas em Cinco Anos

Analistas alertam que o avanço do comércio eletrônico pode resultar no fechamento de 45 mil lojas físicas nos próximos cinco anos…
Shopping no centro de Brasília tem movimento intenso no último fim de semana antes do Natal
Compartilhar
  • Tempo de leitura:2min

Analistas do UBS alertam que o avanço do comércio eletrônico pode resultar no fechamento de aproximadamente 45 mil lojas físicas nos próximos cinco anos, à medida que as compras online ganham cada vez mais espaço e grandes players, como o site chinês de descontos Temu e a gigante da moda rápida de Singapura, Shein, se tornam mais populares.

Essa projeção indica uma mudança significativa no cenário do varejo, beneficiando grandes varejistas como Walmart Inc. (WMT) e Target Corp. (TGT), enquanto os varejistas menores correm maior risco de encerramento. Segundo os analistas, cerca de 16.500 desses fechamentos de lojas podem afetar o setor de “softlines”, que engloba itens como roupas e lençóis, com lojas de departamento e lojas especializadas sendo particularmente vulneráveis.

A ascensão do comércio eletrônico, juntamente com o aumento dos custos operacionais e a falta de disposição dos bancos para emprestar a varejistas, pode acelerar esses fechamentos, de acordo com os analistas do UBS. No entanto, eles ressaltam que as lojas físicas ainda desempenharão um papel importante no ecossistema de varejo, servindo como centros de atendimento e apoio à logística de distribuição, especialmente diante da crescente demanda por conveniência e entregas rápidas.

Essa previsão ocorre em um momento em que mais pessoas estão retornando às compras presenciais, após a flexibilização das restrições relacionadas à pandemia nos EUA. No entanto, os varejistas enfrentam desafios para estimular a demanda por itens como roupas, que enfrentam aumento nos preços de necessidades básicas, como alimentos e moradia, consumindo uma parte maior do orçamento dos consumidores.

Enquanto isso, a Amazon.com continua aprimorando suas operações de entrega, registrando um aumento na velocidade de entrega para membros Prime em todo o mundo. A empresa atingiu um novo marco em 2023, com mais de dois bilhões de itens entregues no mesmo dia ou no dia seguinte para membros Prime em diversas regiões, aproveitando a regionalização dos EUA e o uso de inteligência artificial para otimizar suas redes de operação.

Ainda que o comércio eletrônico continue a se expandir, é evidente que as lojas físicas ainda terão um papel crucial no varejo, especialmente em termos de atendimento ao cliente e distribuição eficiente de produtos.

Picture of Lucas Sales

Lucas Sales

Fundador e Redator do InovaNews

Compartilhe nas redes:

Siga o Canal do INV no WhatsApp

Inscreva-se agora mesmo e fique por dentro do que acontece no mundo!

Resumo diário sobre tecnologia, negócios, mercado financeiro e muito mais diretamente no seu e-mail…

Indicados para você

Inscreva-se agora mesmo e fique por dentro do que acontece no mundo!

Resumo diário no seu e-mail sobre tecnologia, negócios, mercado financeiro e muito mais…