- Tempo de leitura:1min
Maio de 2024 registra menor retração mensal, mas smartphones e outros itens seguem em tendência de baixa
O Índice de Preços Fipe/Buscapé revela que, em maio de 2024, os eletroeletrônicos vendidos no e-commerce brasileiro acumularam queda de 6,2% em relação ao ano anterior. Apesar da desaceleração na comparação mensal, com recuo de apenas 0,81%, o segmento ainda apresenta deflação, com preços em queda em 25 dos 29 meses analisados pela pesquisa.
Smartphones lideram quedas, com recuo anual de 13,7%
Entre os destaques, os smartphones se consolidam como a categoria com os preços mais baixos, acumulando retração de 13,7% no ano. Notebooks (-10,6%), TVs (-9,6%), tablets (-8,8%) e aspiradores de pó (-8,1%) também figuram entre os produtos que mais baratearam.
Eletrodomésticos apresentam alta puxada por ar-condicionado no verão
Em contrapartida, o grupo de eletrodomésticos teve alta média anual de 4,7%, impulsionada principalmente pela procura por aparelhos de ar-condicionado durante o verão. A categoria viu um aumento de 17% no preço desse item específico. Apesar da alta geral, lavadoras de roupa (-3,7%), geladeiras (-1,4%) e fogões (-1,1%) registraram quedas individuais na média anual.
Tendência global impulsionada por comoditização e ciclo de inovação
Segundo Sergio Crispim, pesquisador da Fipe, a queda dos preços é um fenômeno global impulsionado por diversos fatores, como a comoditização dos produtos, a alta escala de produção para o mercado global, a rápida inovação e o curto ciclo de vida dos produtos.
“A intensa concorrência e a facilidade na comparação de ofertas também contribuem para a queda de preços em diversas categorias”, explica Crispim.