- Tempo de leitura:1min
A Embraer (EMBR3) anunciou que a África do Sul está em negociações avançadas para a compra do cargueiro militar C-390 Millennium. A fabricante brasileira expressou otimismo com a possibilidade de fechar o primeiro contrato com um país africano para o modelo, destacando o interesse das autoridades sul-africanas na substituição de sua frota antiga.
O cargueiro C-390, que já foi adquirido por Brasil, Portugal, Hungria, Áustria, República Tcheca, Holanda e Coreia do Sul, foi apresentado ao presidente Cyril Ramaphosa e à ministra da Defesa, Angie Motshekga, durante a exposição Africa Aerospace and Defence. Embora a Embraer não tenha especificado a quantidade de aeronaves negociadas ou o estágio exato do processo, a venda é considerada estratégica, pois o modelo C-390 é visto como ideal para renovar a frota de aeronaves de carga da Força de Defesa Nacional sul-africana.
O C-390 compete diretamente com o C-130 da Lockheed Martin e, segundo a Embraer, está perfeitamente adequado para atender às necessidades da África do Sul.