- Tempo de leitura:2min
Desde o fim de junho, a Força Aérea Brasileira (FAB) já lançou 336 mil litros de água nos focos de incêndio no Pantanal. Na quinta-feira (11), em duas operações, foram despejados 24 mil litros nas áreas atingidas pelo fogo. Ao todo, foram realizados 28 voos de apoio ao bioma.
Sistema MAFFS em Ação
Os voos são operados com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios, conhecido como MAFFS (Modular Airborne Fire Fighting System). Este equipamento conta com um tubo que projeta água pela porta traseira esquerda do avião, podendo descarregar até 12 mil litros por operação. A missão utiliza o KC-390 Millennium, que, pela primeira vez, opera o sistema MAFFS em uma situação real.
Operação Minuciosa
O major aviador Rafael Portella Santos, comandante da missão, explicou que a operação com o sistema MAFFS é realizada em etapas. A primeira envolve a coordenação em solo para identificar a necessidade de conter as chamas. Em seguida, é feita a visualização do local e a avaliação dos riscos para as aeronaves. Após a primeira passagem para garantir precisão e segurança, ocorre o sobrevoo para o lançamento da água.
“Fizemos diversos treinamentos simulados no decorrer da operação da aeronave para que, hoje, pudéssemos estar aqui com pilotos e tripulantes capacitados para este momento”, afirmou Santos.
Após cada lançamento, a aeronave retorna para reabastecimento, podendo decolar novamente em cerca de 40 minutos.
Resultados da Missão
Desde o início da missão, a FAB já realizou 28 voos de apoio ao Pantanal, somando 28 horas e 35 minutos de voo. A atuação é parte essencial no combate às queimadas que ameaçam o bioma.
Situação Atual
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, informou que 30 dos 54 focos de incêndio no Pantanal foram extintos. No entanto, um estudo alerta para uma possível crise hídrica histórica no bioma em 2024, ressaltando a importância contínua de esforços para preservação e combate aos incêndios.