- Tempo de leitura:2min
A Fiat apresentou as primeiras imagens do Grande Panda, um novo modelo compacto com estilo de SUV que promete ser o carro mais acessível da montadora no Brasil, substituindo os modelos Mobi e Argo a partir de 2026.
Como parte das comemorações de seus 125 anos na Europa, a Fiat revelou o Grande Panda, destacando seu porte e estilo de SUV. Este modelo de entrada será construído sobre a plataforma STLA Small, uma adaptação do chassi CMP, também utilizado pelos modelos Citroën C3 e C3 Aircross, além do Peugeot 208.
Plataforma e Motorização
O Grande Panda está preparado para receber motorização híbrida ou totalmente elétrica. Na Europa, as opções incluirão uma versão híbrida-leve com motor de 136 cv e uma 100% elétrica com motor de 113 cv, o mesmo utilizado no novo Citroën C3 elétrico.
Design e Dimensões
O design do Grande Panda traz um tamanho semelhante ao Citroën C3, com elementos retrô inspirados no Fiat Panda original dos anos 80. Detalhes como os nomes “Panda” e “Fiat” nas laterais e na tampa do porta-malas homenageiam o modelo clássico. A dianteira se destaca pela grade fechada e faróis em LED com assinatura luminosa em padrão xadrez, enquanto a traseira chama a atenção com o desenho em X das lanternas.
Produção e Lançamento no Brasil
O Grande Panda deve ser fabricado no Polo Automotivo de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. A Fiat ainda não definiu o nome do modelo para o mercado brasileiro, mas considera ressuscitar o nome Uno. O lançamento no Brasil está previsto para o final de 2026 ou início de 2027.
Preços e Versões
Ainda é cedo para determinar o preço do novo compacto no Brasil, mas ele se posicionará acima do Citroën C3, atualmente o modelo mais acessível da Stellantis no país, com preço inicial de cerca de R$ 70 mil.
Como parte do processo de hibridização de sua linha de modelos no Brasil, o Grande Panda terá versões a combustão e micro-híbrida. A versão básica será equipada com o motor 1.0 Firefly flex da Fiat, as versões com câmbio automático CVT terão o motor 1.3 Firefly, e a variante top de linha contará com o motor T200, 1.0 turbo, com o novo sistema micro-híbrido da Stellantis.