Governo do RS Anuncia Fim da Colheita de Arroz e Critica Importação

A safra 2023/2024 atingiu uma produção de 7,16 milhões de toneladas de arroz, ligeiramente inferior à safra anterior, que registrou 7,23 milhões de toneladas.…
Heath Stephens and his crew harvest rice on the farm he operates in Arkansas County near Stuttgart with his father, John Stephens. (UA System Division of Agriculture photo by Fred Miller)
Compartilhar
  • Tempo de leitura:2min

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) anunciou nesta sexta-feira (14/6) o encerramento da colheita de arroz no Rio Grande do Sul (RS) e se posicionou contra a necessidade de importação do grão, medida recentemente adotada pelo governo federal.

Produção de Arroz no RS

Segundo o relatório do Irga, a safra 2023/2024 atingiu uma produção de 7,16 milhões de toneladas de arroz, ligeiramente inferior à safra anterior, que registrou 7,23 milhões de toneladas. Rodrigo Machado, presidente do Irga, afirmou que a produção gaúcha é suficiente para abastecer o mercado brasileiro, eliminando a necessidade de importação.

Medida do Governo Federal

Contrariando o posicionamento do Irga, o governo federal autorizou a importação de até 1 milhão de toneladas de arroz. A medida foi justificada como uma forma de evitar aumentos nos preços do produto, especialmente após as enchentes no Rio Grande do Sul, que afetaram a produção. O RS é responsável por 70% da produção nacional de arroz.

Impacto das Enchentes

O relatório do Irga também destacou que as enchentes no estado resultaram na perda de 46.990,59 hectares de plantio, o que corresponde a 5,22% da área total. Apesar disso, o secretário interino da Seapi, Márcio Madalena, assegurou que não há risco de desabastecimento no país. “Os dados superam, com pequena margem, as estimativas pré-enchentes, garantindo que nunca houve justificativa técnica para a importação em função da calamidade pública,” afirmou Madalena.

Suspensão do Leilão

Na terça-feira (11/6), o governo federal anunciou a anulação de um leilão que pretendia adquirir 300 mil toneladas de arroz, com a promessa de publicar um novo edital nos próximos dias.

Conclusão

O governo do Rio Grande do Sul, através do Irga, defende que a produção local de arroz é suficiente para atender a demanda nacional, criticando a decisão federal de importar o grão. As enchentes afetaram uma parte da safra, mas segundo as autoridades estaduais, o impacto não compromete o abastecimento do produto no país.

Picture of Redação InovaNews

Redação InovaNews

Equipe de jornalismo InovaNews

Compartilhe nas redes:

Siga o Canal do INV no WhatsApp

Inscreva-se agora mesmo e fique por dentro do que acontece no mundo!

Resumo diário sobre tecnologia, negócios, mercado financeiro e muito mais diretamente no seu e-mail…

Indicados para você

Inscreva-se agora mesmo e fique por dentro do que acontece no mundo!

Resumo diário no seu e-mail sobre tecnologia, negócios, mercado financeiro e muito mais…