- Tempo de leitura:2min
Uma pesquisa de intenção de voto realizada após o anúncio da desistência do presidente Joe Biden (Partido Democrata) da corrida eleitoral dos Estados Unidos mostra a vice-presidente Kamala Harris (Partido Democrata) tecnicamente empatada com o ex-presidente Donald Trump (Partido Republicano). O levantamento aponta que Trump tem 47% dos votos, enquanto Kamala aparece com 45%.
A pesquisa foi conduzida pela Morning Consulting nos dias 21 e 22 de julho, entrevistando 4.001 eleitores registrados. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Biden, de 81 anos, confirmou sua decisão de abandonar a corrida eleitoral no domingo (21.jul) através de uma carta publicada em seu perfil na rede social X (anteriormente Twitter), justificando a escolha como sendo do “melhor interesse” do partido.
Kamala Harris, de 59 anos, surge como a principal candidata democrata para enfrentar Trump, 78 anos. A vice-presidente ganha mais relevância devido ao apoio explícito de Biden.
Outro levantamento da Morning Consulting mostra que 63% dos eleitores acreditam que Biden deveria cumprir o restante de seu mandato, que vai até janeiro do próximo ano, enquanto 30% acham que ele deveria renunciar agora.
Apoio à Kamala Harris
Além disso, uma pesquisa realizada com 900 eleitores democratas registrados revelou que 65% apoiam Kamala como líder da chapa. No final do mês passado, após o primeiro debate presidencial entre Biden e Trump, um quinto dos eleitores democratas apoiavam o governador da Califórnia, Gavin Newsom, como substituto de Biden.
A pesquisa também testou outros nove nomes cotados para assumir a chapa democrata. Além de Newsom, o secretário de Transportes Pete Buttigieg e a governadora do Michigan, Gretchen Whitmer, estavam na lista. Nenhum deles superou 10% de apoio ou 39% dos votos na disputa contra Trump. Newsom, Buttigieg e Whitmer já declararam apoio a Kamala Harris.
Desistência de Biden
“Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E, embora minha intenção fosse buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu renuncie a essa intenção e me concentre exclusivamente em cumprir minhas responsabilidades como presidente pelo restante do meu mandato”, disse Biden na carta de desistência.
A saída de Biden já era esperada por muitos analistas e integrantes do Partido Democrata. O presidente teve um fraco desempenho no primeiro debate presidencial contra Trump, em 27 de junho, e vinha enfrentando crescente pressão de aliados para deixar a corrida eleitoral.
Com 81 anos, Biden é o presidente mais velho na história dos EUA. Sua idade avançada, juntamente com preocupações sobre sua capacidade cognitiva e mental, alimentou dúvidas entre seus apoiadores. Se permanecesse na corrida e vencesse, Biden teria 86 anos ao deixar o cargo.
Outro fator que aumentou a pressão para a saída de Biden foi um atentado contra Trump. O republicano foi atingido de raspão na orelha direita por um tiro durante um comício em Butler (Pensilvânia) em 13 de julho. Analistas acreditam que o incidente fortaleceu a posição de Trump, que usa o episódio para reforçar seu discurso de perseguição política.