- Tempo de leitura:1min
Em entrevista à rádio Sociedade, de Salvador (BA), nesta terça-feira (2.jul.2024), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) gastou R$ 300 bilhões para tentar se manter no cargo, inclusive comprando votos, e mesmo assim perdeu as eleições. Lula declarou que Bolsonaro “não volta mais” à Presidência, pois “esse povo” precisa aprender a gostar de democracia.
- Acusações de Lula: “R$ 300 bilhões para tentar não perder as eleições. Comprando voto, dando dinheiro para taxista, para motorista, distribuindo dinheiro para todo mundo. Fazendo isenção, fazendo desoneração. Perdeu. Perdeu as eleições e eu vou contar uma coisa para você, não volta mais”.
Motivo da Candidatura de Lula
Lula também comentou que só foi candidato nas últimas eleições porque tinha consciência de que era a única chance de derrotar o “fascismo”. Ele afirmou que a decisão de disputar uma nova eleição em 2026 dependerá da existência de uma opção melhor e mais jovem.
- Comentário de Lula: “Eu fui candidato agora nas eleições porque eu tinha consciência que a única chance de derrotar o fascismo era eu. A última chance”.
Comparação com Trump
Além disso, Lula comparou Bolsonaro a Donald Trump, chamando ambos de mentirosos e criticando a falta de compromisso com a verdade.
- Crítica de Lula: “[Trump] era como o meu adversário, ele não tinha nenhum compromisso com nenhuma verdade. Abria a boca, era como se fosse uma latrina, tá lá falando bobagem”.
Considerações sobre a Idade e Futuras Eleições
Lula disse que não teme sofrer etarismo nas próximas eleições e brincou sobre se sentir “um menino”, destacando que a decisão sobre disputar uma nova eleição será baseada na ausência de uma opção melhor para derrotar o fascismo.