- Tempo de leitura:2min
Um estudo recente da Mavely revelou que, em 2023, 52% da Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) realizaram compras seguindo recomendações de criadores de conteúdo, enquanto esse número é de 28% para o total de consumidores. Além disso, 58% da Geração Z confia nos influenciadores como fontes para ideias de presentes, destacando o impacto crescente dos criadores digitais nas decisões de compra.
O levantamento teve como objetivo mapear as tendências de compras para as festas de fim de ano e examinar o papel dos influenciadores nesse processo. Um dado interessante foi que, embora 54% dos consumidores pretendam fazer compras tanto online quanto presencialmente, a Geração Silenciosa (1925–1945) se destacou nas compras exclusivamente online, com 30% desse grupo preferindo essa modalidade — o dobro da Geração Z.
Além das recomendações diretas, 56% dos consumidores afirmaram que parte dos presentes inclui itens promovidos por influenciadores. A Geração Z é a mais engajada nesse aspecto, com 47% utilizando guias de presentes de criadores de conteúdo, enquanto o engajamento entre outras faixas etárias é de 25%.
Segundo Fabio Gonçalves, diretor de talentos da Viral Nation, o ambiente digital em que a Geração Z cresceu faz com que eles confiem mais nos criadores de conteúdo, vendo-os como figuras autênticas e conectadas às suas realidades, em contraste com a mídia tradicional.
Seletividade e Critérios de Confiança
Apesar da confiança, a Geração Z se mostra mais exigente em suas compras. 23% dos jovens consumidores precisam ver um produto promovido entre quatro a cinco vezes antes de considerá-lo, enquanto a maioria dos consumidores (36%) faz essa consideração após duas a três exposições ao produto. Essa exigência reflete a natureza crítica e criteriosa dessa geração, que valoriza autenticidade e transparência nas marcas.
Gonçalves destaca que, para atrair a Geração Z, as marcas precisam investir mais em pesquisas e em consistência nas recomendações, buscando uma relação verdadeira e duradoura com esse público.