- Tempo de leitura:1min
Segundo dados do Sebrae, baseados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mais de 60% dos empregos formais gerados no Brasil em 2024 vieram de microempresas e empresas de pequeno porte. Até julho deste ano, o país registrou a criação de 1,49 milhão de novos postos de trabalho, ultrapassando o total de 1,45 milhão de vagas geradas ao longo de 2023. Desses, 900 mil empregos foram criados por pequenos negócios.
Setores em Destaque
No mês de julho, os pequenos negócios geraram 119,2 mil empregos, representando 63,4% dos 188 mil novos postos de trabalho com carteira assinada. Entre os setores que mais contribuíram para esse crescimento estão:
- Serviços: 44.949 novas vagas;
- Comércio: 26.655 empregos gerados;
- Construção: 22.004 novos postos de trabalho.
Importância dos Pequenos Negócios
Décio Lima, presidente do Sebrae, destacou a relevância dos pequenos negócios para a economia nacional. Ele afirmou que, ao comparar os dados com o mesmo período de 2023, é possível observar que os pequenos negócios são responsáveis por 71% dos empregos gerados no país.
Lima também mencionou que o governo, sob a liderança do presidente Lula e do vice Geraldo Alckmin, tem implementado uma política de crédito inclusiva, que promete impulsionar ainda mais a economia e fomentar a geração de empregos no país. “A força econômica interna do povo brasileiro está colocando em movimento a roda da economia”, concluiu.
A tendência é que os pequenos negócios continuem desempenhando um papel central na recuperação e no crescimento do mercado de trabalho brasileiro.