Moraes Abre Inquérito Contra Ex-Auxiliar Após Vazamento de Mensagens Que Citam Uso Extraoficial do TSE

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, abriu um inquérito contra Eduardo Tagliaferro, ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE…
pf-investiga-agressoes-ao-ministro-alexandre-de-moraes-no-aeroporto-de-roma-164137_800x450
Compartilhar
  • Tempo de leitura:1min

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, abriu um inquérito contra Eduardo Tagliaferro, ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE, após o vazamento de mensagens que sugerem o uso extraoficial do Tribunal. As conversas, reveladas pela Folha de S.Paulo, envolvem Tagliaferro e o juiz Airton Vieira, assessor de Moraes, e mencionam o compartilhamento de dados sigilosos da Polícia Civil de São Paulo.

O processo, que tramita sob sigilo, foi distribuído a Moraes, que agora será o responsável por avaliar o caso e tomar eventuais medidas. Tagliaferro foi intimado a depor na Superintendência da Polícia Federal em São Paulo, e sua defesa pede acesso aos autos do inquérito. O ex-assessor do TSE foi demitido do cargo em maio de 2023, após ser preso por violência doméstica.

As mensagens vazadas mostram que o gabinete de Moraes solicitou, pelo menos 20 vezes, a produção de relatórios de forma não oficial, usados para embasar ações contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, como o jornalista Rodrigo Constantino e o ex-apresentador Paulo Figueiredo.

Picture of Redação InovaNews

Redação InovaNews

Equipe de jornalismo InovaNews

Compartilhe nas redes:

Siga o Canal do INV no WhatsApp

Inscreva-se agora mesmo e fique por dentro do que acontece no mundo!

Resumo diário sobre tecnologia, negócios, mercado financeiro e muito mais diretamente no seu e-mail…

Indicados para você

Inscreva-se agora mesmo e fique por dentro do que acontece no mundo!

Resumo diário no seu e-mail sobre tecnologia, negócios, mercado financeiro e muito mais…