- Tempo de leitura:1min
Durante uma palestra no encerramento da Semana Jurídica da Universidade Mackenzie, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afirmou que as redes sociais estão sendo instrumentalizadas para atacar a democracia. Sem citar diretamente Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), Moraes destacou que, apesar de serem ferramentas valiosas, as plataformas estão sendo usadas de forma ilícita para desestabilizar o Estado de Direito.
A fala ocorre em meio a um embate entre Moraes e Musk. O ministro exigiu que a rede social X nomeasse um representante legal no Brasil, sob pena de suspensão das atividades no país. O prazo para a empresa cumprir a determinação já se encerrou, mas a plataforma continua ativa.
Musk criticou as ações do STF, chamando Moraes de “tirano” e “ditador” em uma série de publicações no X, e afirmou que não pretende acatar decisões que considera ilegais. A disputa entre o bilionário e o Supremo segue escalando, com o STF bloqueando recursos da Starlink, empresa de Musk, para garantir o pagamento de multas impostas à rede social.