- Tempo de leitura:1min
Elon Musk divulgou recentemente imagens do Cortex, o supercomputador de inteligência artificial em desenvolvimento na fábrica da Tesla, em Austin, Texas. O Cortex será usado para treinar o Grok 2, ferramenta de IA do X (antigo Twitter), e está previsto para entrar em operação em 2025, com capacidade cinco vezes maior do que os sistemas atuais.
Musk afirmou que o Cortex será o “cluster de treinamento de IA mais poderoso do mundo”. O equipamento, que utiliza chips da Nvidia, pertence à xAI, a empresa de IA fundada por Musk. A construção deste supercomputador faz parte de uma corrida tecnológica, com Musk buscando rivalizar com sistemas como o ChatGPT-5, da OpenAI.
Além do Cortex, Musk lançou a versão de testes do Grok 2, disponível para usuários Premium do X, destacando sua capacidade avançada de compreensão de texto e integração em tempo real na plataforma.
Apesar dos avanços, Musk enfrenta um processo movido por investidores da Tesla, que alegam desvio de recursos da montadora para a xAI. Eles afirmam que a Tesla foi prejudicada com o redirecionamento de mais de US$ 500 milhões em chips da Nvidia para o novo empreendimento, atrasando o desenvolvimento de carros autônomos.