- Tempo de leitura:2min
A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) estima que o Natal trará um impacto significativo para o comércio da capital mineira. A previsão é de que R$ 2,52 bilhões sejam movimentados em dezembro, impulsionando as vendas do varejo com um crescimento de 1,55% em relação ao ano passado.
Otimismo no varejo
Segundo Marcelo Souza e Silva, presidente da CDL/BH, o setor está confiante, especialmente após bons resultados no trimestre anterior, marcado pelo Dia das Crianças e pela Black Friday.
• Crescimento esperado para 2024: 2,78% nas atividades do varejo.
• Desempenho no 3º trimestre: PIB cresceu 4% em relação a 2023.
• Comércio avançou 3,9%.
• Serviços cresceram 4,1%.
“Minas Gerais chegou a um patamar de pleno emprego, e estamos em um momento muito positivo para o comércio e serviços. O Natal, sendo a data mais importante do setor, deve consolidar esse cenário”, afirmou Marcelo Souza e Silva.
Preparativos e segurança para o período
A CDL/BH reforçou a parceria com a Polícia Militar para garantir segurança durante as compras de final de ano. Entre as ações estão:
• Reforço no policiamento no hipercentro e bairros.
• Distribuição de cartilhas de segurança para lojistas e consumidores.
• Manutenção de 12 motocicletas da Rotam e doação de 27 kits de proteção para patrulhamento.
“O aumento de circulação nas ruas exige medidas de segurança para proteger comerciantes e consumidores”, destacou Souza e Silva.
Programação natalina atrai consumidores
Para fomentar o comércio, Belo Horizonte terá um corredor decorado ligando as praças da Liberdade, Savassi e Sete. A programação cultural também é um atrativo para fortalecer as vendas e criar um ambiente festivo na cidade.
Com expectativas otimistas e medidas estruturadas, o Natal promete ser o grande motor da economia em Belo Horizonte, impulsionando o comércio e preparando o terreno para um 2025 ainda mais promissor.