- Tempo de leitura:1min
O terceiro debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo, marcado para as 11h desta segunda-feira (19 de agosto), não contará com a participação de Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) e José Luiz Datena (PSDB). As campanhas dos três candidatos decidiram pela ausência no evento devido ao impacto das recentes trocas de ofensas entre Boulos e Pablo Marçal (PRTB), no último debate.
Segundo as equipes de Nunes, Boulos e Datena, a participação de Marçal no debate estaria focada em ofensas e provocações, em vez de discutir os problemas da cidade. A estratégia de evitar o confronto direto com Marçal é uma forma de minimizar sua visibilidade no eleitorado, especialmente entre os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O empresário Pablo Marçal, que mantém sua candidatura pela cidade de São Paulo, tem ganhado força junto aos eleitores bolsonaristas. Dados recentes indicam que sua popularidade entre esses eleitores cresceu de 22% para 29% nas últimas pesquisas. Isso preocupa a campanha de Nunes, que tenta garantir a maior parte desse eleitorado para sua reeleição.
Com as desistências de Nunes, Boulos e Datena, a participação no debate foi confirmada até o momento por Pablo Marçal, Tabata Amaral (PSB) e Marina Helena (Novo). Embora a ausência dos três candidatos de destaque possa gerar especulações sobre o cancelamento do evento, o debate segue confirmado.
Nas pesquisas mais recentes, Ricardo Nunes e Guilherme Boulos aparecem tecnicamente empatados, com 23% e 22% das intenções de voto, respectivamente. José Luiz Datena e Pablo Marçal vêm logo atrás, com 14%, enquanto Tabata Amaral tem 7% e Marina Helena, 4%.