- Tempo de leitura:1min
Parece que o Silicon Valley Bank, o banco das startups tecnológicas, fechou as portas nos Estados Unidos, causando pânico entre os investidores e sendo considerado a maior falência bancária desde a crise de 2008. Com US$ 209 bilhões em ativos, ele era um dos maiores bancos do país. Apesar de especialistas afirmarem que não haverá um efeito dominó, bancos menores ligados a criptomoedas podem ter problemas. Investidores estão preocupados e as ações dessas instituições estão despencando.
Por que o SVB quebrou?
O Silicon Valley Bank (SVB) não conseguiu sobreviver aos juros altos dos EUA e teve que fechar as portas. Especializado em atender startups, o banco acabou perdendo clientes quando o setor de tecnologia começou a desacelerar e as empresas passaram a sacar dinheiro mais rápido do que eles podiam lidar. Uma verdadeira montanha-russa financeira!
O Silicon Valley Bank (SVB) tá numa situação bem ruim: o banco de financiamento de startups e empresas de tecnologia declarou falência e viu seus investimentos minguarem. Como se não bastasse, ainda realizou uma série de investimentos que não foram tão bem-sucedidos. Para tentar se reerguer, anunciou que venderia novas ações, mas isso gerou um pânico geral nos investidores, que começaram a retirar dinheiro rapidinho. O resultado disso foi a perda de quase US$ 10 bilhões e uma corrida geral de investidores para retirar dinheiro do banco, que ficou praticamente insolvente. Isso gerou preocupações em outros bancos dos EUA, com os índices de Wall Street caindo. A Nasdaq e o índice Dow Jones também fecharam em queda.