- Tempo de leitura:1min
Autoridades dos Estados Unidos lançaram medidas de emergência no domingo para reforçar a confiança no sistema bancário após a falência do SVB (Silicon Valley Bank) ter ameaçado desencadear uma crise financeira mais ampla.
Depois de um fim de semana dramático, reguladores disseram que os clientes do banco falido terão acesso a todos os seus depósitos a partir desta segunda-feira (13), e criaram um novo instrumento para dar aos bancos acesso a fundos emergenciais. O Federal Reserve também tornou mais fácil para os bancos tomarem empréstimos em emergências.
Embora as medidas tenham fornecido algum alívio para as empresas do Vale do Silício e para os mercados globais nesta segunda-feira, as preocupações com os riscos bancários permanecem e lançam dúvidas sobre se o Fed manterá seu plano de aumentos agressivos da taxa de juros.
“Acreditamos que as medidas tomadas pelo Fed, Tesouro e (Federal Deposit Insurance Corp – FDIC) quebrarão decisivamente o ‘ciclo da desgraça’ psicológico no setor bancário regional”, disse Karl Schamotta, estrategista-chefe de mercado da Corpay.