- Tempo de leitura:2min
Banco Central prevê lançamento da modalidade para toda a população em fevereiro de 2025
A partir da próxima semana, os usuários da Google Wallet poderão realizar pagamentos com Pix por aproximação, anunciou nesta terça-feira (29) o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, durante o evento Lide Brazil Conference em Londres.
“Do mesmo jeito que você hoje utiliza seus cartões de crédito na Google Wallet, apenas encostando o celular, será possível fazer o mesmo com o Pix a partir da semana que vem,” explicou Campos Neto, sem divulgar mais detalhes.
Lançamento geral em fevereiro de 2025
Embora o recurso esteja chegando primeiro para os usuários da Google Wallet, o Banco Central prevê o lançamento oficial do Pix por aproximação para toda a população em fevereiro de 2025. A partir dessa data, todas as instituições financeiras credenciadas ao BC deverão oferecer o serviço por meio de iniciadores de pagamento.
Os testes da nova função começam no dia 14 de novembro, com diversas instituições privadas desenvolvendo suas próprias soluções para a modalidade.
Fase piloto com Banco do Brasil
Além do Google, o Banco do Brasil (BB) já está testando o Pix por aproximação para alguns correntistas, em parceria com a Cielo, nas cidades de São Paulo e Brasília. Desde o dia 11 de outubro, clientes selecionados podem usar o recurso aproximando seus celulares das maquininhas habilitadas da Cielo, desde que o dispositivo esteja logado no aplicativo do banco.
A previsão é que, em novembro, essa opção seja expandida para todos os clientes do BB com smartphones Android e tecnologia NFC (Near Field Communication).
Expansão de soluções privadas
Outras instituições privadas também estão desenvolvendo suas próprias versões do Pix por aproximação, buscando oferecer uma solução prática e moderna para seus clientes. A chegada dessa nova funcionalidade promete revolucionar a maneira como o brasileiro realiza pagamentos no dia a dia, trazendo mais rapidez e conveniência nas transações.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia