- Tempo de leitura:2min
Bora espalhar a alegria! Os brasileiros estão entre os povos mais felizes do mundo, segundo uma pesquisa do instituto Ipsos.
Só que nem tudo é festa: só 40% dos entrevistados disseram estar satisfeitos com a situação econômica do país. Mas vamos pensar positivo e focar na felicidade, né?
Uma pesquisa do instituto Ipsos avaliou a felicidade da população em 32 países e mostrou que os brasileiros nunca foram tão felizes, mas apenas quatro em cada dez estão satisfeitos com a economia. 83% dos entrevistados consideram-se muito felizes ou felizes, uma alta de 20 pontos percentuais em relação ao último levantamento.
No mundo, a percepção de felicidade também subiu, de 67% para 73%. O Brasil ficou em quinto lugar no ranking global de felicidade, atrás da China, Arábia Saudita, Holanda e Índia.
A pesquisa foi feita online com 22.508 mil entrevistados com idades entre 16 e 74 anos em 32 países, entre 22 de dezembro de 2022 e 6 de janeiro de 2023. Foram 1.000 entrevistados no Brasil e a margem de erro é de 3,5 pontos para mais ou para menos.
A satisfação com aspectos da vida varia conforme o desenvolvimento econômico de um país. Segundo o levantamento, cidadãos de países de renda mais alta tendem a ser mais satisfeitos com segurança, posses materiais, qualidade de vida e emprego.
Por outro lado, aqueles que vivem em nações de renda média demonstram maior satisfação com fé/vida espiritual, bem-estar físico, aparência, senso de controle e propósito, e sentir-se valorizado.
No caso do Brasil, especificamente, de todos os aspectos analisados para medir o grau de satisfação com a vida, o maior índice foi registrado na relação com o cônjuge — 78% dos brasileiros disseram estar satisfeitos ou muito satisfeitos.
O pior foi com a situação econômica do país — apenas 37% dos entrevistados afirmaram estar satisfeitos ou muito satisfeitos.