- Tempo de leitura:1min
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), revelou nesta segunda-feira (26.ago.2024) que os prejuízos causados pelas queimadas no estado podem ultrapassar R$ 1 bilhão. Em entrevista à GloboNews, Tarcísio destacou o impacto devastador no agronegócio e prometeu apoio aos produtores rurais.
Três pessoas foram presas nas cidades de São José do Rio Preto, Batatais e Porto Ferreira, suspeitas de provocarem incêndios criminosos. De acordo com o governador, até a noite de domingo (25.ago), São Paulo ainda registrava seis focos de incêndio ativos, mas todos já foram controlados. “Fizemos o reconhecimento agora pela manhã, e os focos em Pedregulho e Paulo de Faria foram extintos”, afirmou Tarcísio.
Investigações em andamento A Polícia Civil de São Paulo e a Polícia Federal (PF) estão investigando a origem dos incêndios. Embora a suspeita inicial seja de ação criminosa, o governo paulista acredita que não há indícios de uma ação orquestrada. A PF já abriu dois inquéritos para apurar a situação.
Fatores que agravaram a situação Segundo Tarcísio, a combinação de estiagem prolongada, altas temperaturas e ventos fortes foi determinante para a propagação dos incêndios no estado. “O estado de São Paulo vem sofrendo com uma estiagem severa. Já tínhamos vários municípios em situação de emergência”, explicou o governador.
As Forças Armadas e o Corpo de Bombeiros permanecem mobilizados, com trabalhos preventivos em áreas mais vulneráveis ao fogo. O governo também está avaliando os danos junto aos produtores e sindicatos rurais para oferecer apoio.