- Tempo de leitura:2min
O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, de 63 anos, morreu no domingo (19.mai.2024) depois da queda de um helicóptero no Azerbaijão. Além do presidente iraniano, o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, o governador da província do leste do Azerbaijão, Malek Rahmati, o clérigo Hojjatoleslam Al Hashem e outras autoridades também estavam no helicóptero e não sobreviveram.
Com a morte de Raisi, o vice-presidente Mohammad Mokhber, 69 anos, assumirá o cargo e formará um governo de transição. A sucessão foi aprovada pelo líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, que decretou luto de 5 dias no país. Um conselho será convocado e terá até 50 dias para organizar uma eleição para a escolha do novo presidente.
A aeronave que levava Raisi passava pela província iraniana do Azerbaijão Oriental, perto da cidade de Jolfa, fronteira entre o Irã e Azerbaijão, quando precisou fazer um pouso forçado por conta de más condições climáticas, como chuva e ventos fortes.
“Nenhum vestígio dos sinais vitais dos passageiros foi observado pelos helicópteros”, disse a Isna ao publicar uma foto aérea do local do acidente.
Depois da confirmação da morte, o perfil de Raisi no X publicou uma mensagem em homenagem ao líder citando um trecho do Alcorão, o livro sagrado muçulmano.
A agência Isna também publicou, depois da confirmação do local do acidente, uma imagem que diz ser uma das últimas fotos do presidente antes do acidente.
Embora não houvesse informações oficiais sobre o que causou a queda do helicóptero, agências de notícias do Irã publicaram imagens das buscas que mostram ventos fortes, neve e névoa nos arredores do local da queda.
A morte do líder iraniano deve reverberar na geopolítica do Oriente Médio, já que o país participou indiretamente do ataque do Hamas ao território israelense em 7 de outubro de 2023 e vinha escalando a tensão contra Israel desde janeiro deste ano, o que resultou num ataque a mísseis em abril.
Raisi era cotado para ser o próximo líder supremo do Irã e suceder o aiatolá Ali Khamenei, que está com 85 anos.