- Tempo de leitura:2min
O PSD (Partido Social Democrático) destacou-se nas eleições municipais de 2024 ao eleger 891 prefeitos, representando 50,9% de sucesso entre os 1.751 candidatos lançados pela sigla. Esse resultado coloca o partido como o mais eficiente no cenário nacional, sob a liderança de Gilberto Kassab, atual secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo.
Desempenho dos principais partidos
O PP (Progressistas) ficou em segundo lugar no ranking de eficiência, com 50,1% de seus candidatos eleitos. Já o União Brasil completou o pódio com 45,7% de sucesso nas eleições. O MDB (Movimento Democrático Brasileiro), que teve o segundo maior número de prefeitos eleitos com 864 prefeituras, registrou uma taxa de 44,9% de candidatos vitoriosos.
Entre os partidos de esquerda, o PT (Partido dos Trabalhadores) teve um desempenho mais modesto, com apenas 17,8% de sucesso, elegendo 252 prefeitos em 1.412 candidaturas. Outros partidos à esquerda, como PCB, PCO, PSOL, PSTU e UP, não conseguiram eleger prefeitos entre os 321 candidatos que lançaram.
PSD lidera em número de prefeituras
Além de ser o partido mais eficiente, o PSD assumirá o comando do maior número de prefeituras a partir de 2025, ficando à frente do MDB, que garantiu 864 prefeituras. Esse resultado reforça a posição do PSD como uma das principais forças políticas no Brasil.
A liderança de Gilberto Kassab
Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro dos governos Dilma Rousseff e Michel Temer, continua a influenciar o cenário político nacional através da liderança do PSD. A vitória nas eleições municipais de 2024 solidifica o crescimento da sigla, que será responsável por administrar um grande número de municípios em todo o país.
Metodologia
O levantamento considerou todos os candidatos registrados pelos partidos, inclusive aqueles cujas candidaturas foram posteriormente indeferidas, além de todas as vitórias nas urnas, independentemente de eventuais contestações judiciais. Isso inclui candidatos com a situação sub judice, que ainda aguardam decisões da Justiça Eleitoral.