Putin e Kim Assinam Pacto de Defesa Mútua Entre Rússia e Coreia do Norte

Os líderes da Rússia e da Coreia do Norte, Vladimir Putin e Kim Jong Un, respectivamente, assinaram um acordo nesta quarta-feira (19) que fortalece significativamente a cooperação militar entre os…
17187960436672bf0be3f01_1718796043_3x2_md
Compartilhar
  • Tempo de leitura:2min

Os líderes da Rússia e da Coreia do Norte, Vladimir Putin e Kim Jong Un, respectivamente, assinaram um acordo nesta quarta-feira (19) que fortalece significativamente a cooperação militar entre os dois países. Este pacto inclui uma promessa de defesa mútua em caso de agressão externa, consolidando uma “aliança” entre as nações.

Detalhes do Acordo

Kim Jong Un, em uma rara entrevista coletiva após a reunião em Pyongyang, destacou a assinatura de uma “parceria estratégica abrangente”, que segundo ele, abrange várias áreas incluindo política, economia e defesa. Kim descreveu o acordo como “estritamente amante da paz e defensivo”.

Putin, fazendo sua primeira visita à Coreia do Norte em 24 anos, ressaltou a importância da nova parceria. “O acordo de parceria abrangente assinado hoje prevê, entre outras coisas, a assistência mútua em caso de agressão contra uma das partes desse acordo”, afirmou o presidente russo.

Repercussões Internacionais

A visita de Putin e o novo pacto foram recebidos com preocupação por Seul e Washington. Esses países expressaram temores sobre o aprofundamento dos laços militares entre Rússia e Coreia do Norte, especialmente à luz do isolamento internacional que ambas as nações enfrentam. Em contraste, a reação da China, um aliado significativo de ambos os países, foi discreta.

Kim reiterou seu “apoio incondicional” às políticas russas, incluindo a “aliança firme” com Putin na guerra contra a Ucrânia. Durante as conversas, Putin criticou a política “hegemônica e imperialista” dos Estados Unidos e seus aliados, destacando o apoio inabalável da Coreia do Norte à Rússia.

Contexto Histórico e Geopolítico

A assinatura deste pacto acontece em um momento crítico para ambos os países. A Rússia, sob sanções ocidentais lideradas pelos EUA desde a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022, tem procurado fortalecer suas alianças. Por outro lado, a Coreia do Norte, também fortemente sancionada, busca apoio político e econômico.

Putin foi recebido com honras em Pyongyang, incluindo uma guarda de honra e uma multidão de civis na Praça Kim Il Sung. Os líderes seguiram para o Palácio Kumsusan para discussões mais detalhadas.

Implicações Futuros

Os Estados Unidos e seus aliados temem que este novo pacto possa levar a uma colaboração ainda maior entre Rússia e Coreia do Norte em áreas sensíveis como os programas nuclear e de mísseis de Pyongyang, que são proibidos pelas resoluções do Conselho de Segurança da ONU. Além disso, há preocupações de que a Coreia do Norte possa estar fornecendo mísseis balísticos e projéteis de artilharia que a Rússia utiliza na guerra contra a Ucrânia, embora ambas as nações tenham negado tais transferências.

Picture of Redação InovaNews

Redação InovaNews

Equipe de jornalismo InovaNews

Compartilhe nas redes:

Siga o Canal do INV no WhatsApp

Inscreva-se agora mesmo e fique por dentro do que acontece no mundo!

Resumo diário sobre tecnologia, negócios, mercado financeiro e muito mais diretamente no seu e-mail…

Indicados para você

Inscreva-se agora mesmo e fique por dentro do que acontece no mundo!

Resumo diário no seu e-mail sobre tecnologia, negócios, mercado financeiro e muito mais…