- Tempo de leitura:1min
A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) declarou nesta quarta-feira (7) que o texto da reforma tributária aprovado pela Câmara dos Deputados pode provocar um aumento de 136% nos preços dos aluguéis em até dois anos, mesmo com o setor de habitação recebendo um desconto de 60% na alíquota tributária. Segundo Thronicke, esse impacto pode inviabilizar o programa “Minha Casa, Minha Vida”. Ela criticou o processo de aprovação, alegando que o texto foi aprovado sem a devida leitura e discussão.
Thronicke também expressou descontentamento com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), por ter enviado o texto à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), ao invés da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A senadora destacou que não tem pressa para a apreciação do texto e sugeriu que a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/2024 só ocorra em 2025, após as eleições.
O presidente Lula pediu urgência constitucional na tramitação do projeto, que impõe que cada Casa do Congresso o analise em até 45 dias, mas os líderes do Senado estão buscando mais tempo para debate, o que poderia adiar a votação para março de 2025.