Sobe para 48 o número de cidades paulistas em alerta máximo de incêndio

Neste domingo (25.ago.2024), o número de cidades em alerta máximo de incêndio no Estado de São Paulo subiu para 48, conforme informações divulgadas pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências)…
hawaii-wildfires-hurricane-dora
Compartilhar
  • Tempo de leitura:2min

Neste domingo (25.ago.2024), o número de cidades em alerta máximo de incêndio no Estado de São Paulo subiu para 48, conforme informações divulgadas pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Defesa Civil. Ao mesmo tempo, os municípios com focos ativos de incêndio diminuíram para seis. Algumas rodovias que estavam interditadas devido à fumaça já foram liberadas.

Aulas suspensas em Ribeirão Preto Duarte Nogueira (PSDB), prefeito de Ribeirão Preto, anunciou a suspensão das aulas na rede pública municipal na segunda-feira (26.ago), visando proteger estudantes, professores e funcionários da fuligem das queimadas. A previsão é que as aulas retornem na terça-feira (27.ago), após a limpeza e normalização das escolas. Eventos esportivos e artísticos ao ar livre também foram cancelados durante o final de semana.

Suspeita de ação criminosa A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, declarou neste domingo que existe uma forte suspeita de que os incêndios em São Paulo sejam resultado de ações intencionais. Ela negou que tenha havido falha por parte do governo federal na prevenção das queimadas, destacando que as campanhas de conscientização estavam sendo realizadas. Segundo a ministra, a Polícia Federal (PF) já abriu inquéritos para investigar os incêndios, incluindo dois em São Paulo. Marina enfatizou a “atipicidade” dos eventos, com diversos municípios registrando incêndios simultâneos em um curto período.

Quase 20 mil focos de incêndio no Brasil De acordo com o BDQueimadas, plataforma do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Brasil registrou 19.767 focos de incêndio entre 19 e 25 de agosto de 2024. O Mato Grosso lidera com 4.251 focos, seguido pelo Pará e São Paulo, que contabilizou 3.051 focos, o terceiro maior número do país.

Gabinete de crise e operações de combate O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, formou um gabinete de crise na sexta-feira (23.ago) para gerenciar as ações de controle dos incêndios. O Ministério do Desenvolvimento Regional enviou aviões para ajudar no combate às chamas, incluindo uma aeronave capaz de transportar até 12.000 litros de água por voo. A baixa umidade do ar e uma forte onda de calor continuam a intensificar os riscos de novos focos de incêndio, especialmente na região de Ribeirão Preto.

Os incêndios já causaram duas mortes, de funcionários de uma usina em Urupês, que tentavam combater o fogo. Na sexta-feira (23.ago), a capital paulista foi encoberta por uma nuvem de fumaça, com o céu adquirindo uma coloração avermelhada devido à poeira e fuligem dos incêndios.

Picture of Lucas Sales

Lucas Sales

Fundador e Redator do InovaNews

Compartilhe nas redes:

Siga o Canal do INV no WhatsApp

Inscreva-se agora mesmo e fique por dentro do que acontece no mundo!

Resumo diário sobre tecnologia, negócios, mercado financeiro e muito mais diretamente no seu e-mail…

Indicados para você

Inscreva-se agora mesmo e fique por dentro do que acontece no mundo!

Resumo diário no seu e-mail sobre tecnologia, negócios, mercado financeiro e muito mais…