- Tempo de leitura:2min
O alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na manhã desta quinta-feira (24 de outubro).
Cidades de Minas Gerais estão sob alerta de perigo para tempestade com queda de granizo nas próximas horas. As precipitações podem chegar a até 50 mm por dia, acompanhadas de rajadas de vento de até 60 km/h. Ao todo, 224 municípios mineiros devem ser afetados pelo fenômeno meteorológico. O alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na manhã desta quinta-feira (24 de outubro), e o aviso é válido entre 9h desta quinta-feira e 10h de sexta-feira (25).
Regiões Atingidas
Os municípios sob alerta se localizam nas regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Sul de Minas, Sudoeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata. Além das precipitações e ventos fortes, a tempestade pode provocar instabilidades na rede de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos, de acordo com o Inmet.
Recomendações
A população deve seguir as orientações do Inmet e da Defesa Civil para minimizar os riscos. Em caso de rajadas de vento, é importante não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. A Defesa Civil também recomenda evitar áreas sujeitas a inundações e não estacionar veículos próximos a árvores.
Caso haja necessidade, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Ciclone Extratropical e Frente Fria
O fenômeno está relacionado à formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, que, junto a uma frente fria, está intensificando a convergência de umidade, resultando em tempo severo. Segundo o órgão meteorológico, as regiões afetadas podem enfrentar condições climáticas adversas até o final da semana.
A Defesa Civil de Minas Gerais informou que está monitorando todas as regiões afetadas e manterá a população informada sobre o desenvolvimento do ciclone e possíveis novos alertas.
Cidades Sob Alerta
Aqui está uma lista parcial dos municípios que estão sob alerta para tempestades:
- Água Comprida
- Alpinópolis
- Araguari
- Araxá
- Bom Sucesso
- Carmo de Minas
- Lavras
- Monte Alegre de Minas
- Passos
- Poços de Caldas
- Uberaba
- Uberlândia
- Varginha
- Entre outros.
A lista completa inclui 224 municípios. Os residentes dessas áreas devem ficar atentos às condições climáticas e seguir as recomendações das autoridades.
Belo Horizonte em Alerta
Embora Belo Horizonte tenha previsão de chuva fraca nesta quinta-feira, há uma possibilidade de que o ciclone extratropical aumente a intensidade das precipitações e rajadas de vento até sábado (26), colocando também a capital em alerta. A Defesa Civil já monitora essa possibilidade e poderá emitir novos avisos caso a situação se agrave.
Na capital, o dia será quente e abafado, com temperaturas variando entre 17°C e 30°C, e a umidade relativa do ar em torno de 40%, o que pode deixar o clima mais seco no período da tarde.
Recomendações Durante a Chuva:
- Evite áreas de inundação e ruas próximas a córregos e ribeirões.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando em enxurradas.
- Não estacione veículos debaixo de árvores.
- Evite áreas de encostas e morros.
- Mantenha distância de cabos elétricos caídos e ligue imediatamente para a Defesa Civil (199) ou CEMIG (116).
Os alertas de risco podem ser recebidos por WhatsApp e SMS. Para o cadastro no serviço de SMS, basta enviar uma mensagem com o CEP da sua rua para o número 40199. O serviço é gratuito.