Tesla Salta Após Musk Sinalizar Aprovação de Pagamento de US$ 56 Bi

As ações da Tesla Inc. subiram no pré-market do mercado americano nesta quinta-feira (13) após Elon Musk anunciar que os acionistas votaram "por amplas margens"…
elon-musk-ceo-da-tesla-deixando-escritorio-da-companhia-em-washington-1681817546786_v2_900x506.jpg
Compartilhar
  • Tempo de leitura:2min

As ações da Tesla Inc. subiram no pré-market do mercado americano nesta quinta-feira (13) após Elon Musk anunciar que os acionistas votaram “por amplas margens” a favor de seu pacote de remuneração bilionário e da mudança corporativa da empresa de Delaware para o Texas.

O CEO da Tesla compartilhou os resultados da votação no X (antigo Twitter), rede social de sua propriedade, poucas horas antes da reunião anual da Tesla em Austin. Dois gráficos sugerem que as propostas foram aprovadas. As ações da Tesla subiram até 7,2% antes do início das negociações regulares.

Mobilização para Aprovação das Medidas

Musk e o conselho de administração da Tesla passaram os últimos dois meses reunindo apoio para as medidas, especialmente para o acordo salarial que permite a Musk receber até US$ 55,8 bilhões em opções de ações se atingir determinadas metas na empresa. Um juiz de Delaware anulou a sentença no início deste ano, apontando para conflitos de interesse entre os diretores da Tesla e falhas de divulgação.

Peso da Votação dos Acionistas

A votação sobre a remuneração de Musk tem mais peso simbólico do que poder legal. A aprovação dos acionistas pode ajudar a Tesla com um recurso ou uma nova audiência num novo caso, mas a empresa reconheceu que “não pode prever com certeza como uma votação para ratificar a compensação de Musk seria tratada olhando para a lei de Delaware”.

Reações e Perspectivas

“Isso não resolve totalmente a questão; o pacote de compensação ainda pode ser considerado ilegal”, escreveu Alexander Potter, analista da Piper Sandler, em nota aos clientes na noite de quarta-feira. “Esperamos que as ações respondam favoravelmente a esta notícia, embora talvez seja improvável que o lado positivo seja tão forte quanto o lado negativo teria sido se os acionistas tivessem rejeitado o acordo.”

Apoio e Oposição

Robyn Denholm, presidente do conselho da Tesla, engajou grandes investidores institucionais nas propostas e a empresa colocou vários anúncios relacionados à votação no X. Nos últimos dias da campanha, vários executivos e engenheiros atuais e antigos fizeram manifestações em apoio a Musk.

Os defensores incluíam Baillie Gifford & Co., Ark Investment Management LLC de Cathie Wood, e Ron Baron, da Baron Funds. Baron, um investidor de longa data da Tesla, afirmou que sem Musk “não haveria Tesla” e que esta votação pode determinar se ele permanecerá na empresa.

Os opositores incluíam o fundo soberano da Noruega, Norges Bank, e o Calpers (California Public Employees Retirement System).

Mudança de Jurisdição

Os acionistas também votaram na proposta de transferência da sede da Tesla para o Texas. A empresa afirmou que pode enfrentar contestações legais à mudança, especialmente de acionistas que preferem a legislação de Delaware.

A assembleia de acionistas será transmitida ao vivo na quinta-feira, a partir das 16h30, horário de Nova York (17h30 no horário de Brasília).

Picture of Redação InovaNews

Redação InovaNews

Equipe de jornalismo InovaNews

Compartilhe nas redes:

Siga o Canal do INV no WhatsApp

Inscreva-se agora mesmo e fique por dentro do que acontece no mundo!

Resumo diário sobre tecnologia, negócios, mercado financeiro e muito mais diretamente no seu e-mail…

Indicados para você

Inscreva-se agora mesmo e fique por dentro do que acontece no mundo!

Resumo diário no seu e-mail sobre tecnologia, negócios, mercado financeiro e muito mais…